Welcome to Pcglobo

Criado para inovar...

Get Adobe Flash player

 

FONTE DE ALIMENTAÇÃO MULTIFUNÇÕES

 

Venha conhecer um instrumento de trabalho muito útil e indispensável em qualquer bancada de eletrónica ou de reparação de equipamentos eletrónicos. Na galeria 1, estão várias fotografias da sua montagem enquanto protótipo, podendo no entanto, alguma fotografia ficar desatualizada se a fonte sofrer alguma evolução ou consoante o tipo de montagem que se pretenda e potência da fonte.

Caso pretenda, também já se encontra disponível a página duma versão mais compacta e potente. SAM_2318Com dupla saída de 15A, regulação de corrente e voltagem e ainda com um módulo multi-teste de componentes incorporado. Uma verdadeira ferramenta de trabalho. A página ainda encontra-se em construção, mas que já pode ser visualizada aqui.

 

 

Galeria 1:

Trata-se de uma fonte de alimentação multifunções, que  pode conter várias ferramentas de trabalho incorporadas numa só fonte de alimentação, permitindo para além de debitar tensões e correntes para alimentar circuitos, permite também efetuar medição e teste de componentes. Esta página contém a demonstração completa da fonte de alimentação multifunções, com todos os elementos. Pode consultar no final as várias opções de montagem e tabela de preços. Pode visualizar também o vídeo no final da página, com a demonstração de utilização da fonte.

MÓDULO DE MEDIÇÃO DE CAPACITÂNCIA/INDUTÂNCIA E TESTE DE CONDENSADORES

Um dos elementos de medida e teste, caracteriza-se por um medidor de capacitância/indutância, podendo efectuar medições de condensadores de qualquer tipo até 100MF e bobines até 100Mhz. Este elemento pode ser também montado separadamente em caixa acrílica (figura 1), ou em caixa plástica portátil com alimentação a pilhas/transformador/mini usb, (Galeria 2). A figura 1, mostra o módulo montado com a indicação dos vários elementos que a compõem. Pode ver de seguida a legenda e especificações.

Figura 1:

SAM_1555_legenda

Legenda:

NOTA: Os interruptores 2, 3, 4 e 5 encontram-se desligados para baixo e acionam para cima.

1 – Interruptor de medição dos componentes ou teste de componentes. Para cima liga o módulo. Para baixo liga o circuito de teste de capacitores.

2 – Interruptor “Reset”. Serve  e deve ser utilizado para limpar a “cash”, antes de efetuar medições. Não deve ser acionado com componentes a serem medidos.

3 – Interruptor de medição de alta capacitância. Mede desde 1µF a 100MF.

4 – Interruptor de medição de alta indutância. Mede desde 0,001MHz a 100MHz.

5 – Interruptor de medição de baixa capacitância (posição off) ou de baixa indutância (ligado).

6 – Botão de função, conversão valores.

7 – Interruptor de sistema de teste de condensadores em uso, com indicação luminosa e sonora. Para cima efectua o teste, para baixo descarrega o condensador. Atenção: descarregar apenas condensadores carregados por este sistema de teste.

8 – Garras fixadoras dos componentes a medir/testar.

Especificações do módulo:

  • Alimentação: +5v ,mini USB se portátil, pilhas e transformador.
  • Erro máximo:1%
  • Limites de medição de  baixa capacitância: 0.01 pF – 10uF
  • Limites de medição de  alta capacitância: 1uF-100MF
  • Limites de medição de  baixa indutância: 0.001 uH – 100mH
  • Limites de medição de  alta indutância: 0.001 mH – 100H
  • Limite de frequência de teste: L/C sobre 500KHZ/alta indutância 500HZ
  • LCD display mode: 1602

 

Conselhos técnicos e advertências:

– Nunca teste capacitores de alta voltagem sem antes os ter descarregado, sob risco de queimar o módulo.

– Tenha atenção à polaridade dos condensadores eletrolíticos – Preto: COM Vermelho: U+

– Nunca utilize o sistema de descarda de condensadores (botão 7), para condensadores carregados no exterior desta fonte, com tensões elevadas, sob risco de queimar o Led.

Tal como já foi dito, pode ser adquirido numa fonte com outros elementos, conforme a figura 1, em apenas um módulo único que pode ser montado em caixa acrílica como na figura 1, ou ainda em versão portátil como na galeria 2, que se segue. Esta versão portátil utiliza o mesmo módulo adaptado ao tipo multímetro, sendo munido de três tipos de alimentação: Pilhas, transformador e mini-usb. Dispõe de cabos com garras para prender os componentes a serem testados e pode ser adquirida à parte uma pinça ou clip para prender componentes do tipo SMD. Ver Galeria 2.

Galeria 2:

Caso pretenda adquirir apenas a versão portátil, que consta na Galeria 2, tem um custo de apenas 40,00€ podendo a pinça para componentes SMD ser adquirida aqui por apenas 10,00€.

Este produto da Galeria 2, foi descontinuado para uma versão superior, com a capacidade de medir mais componentes electrónicos, já disponível aqui no site. No entanto, caso continue a pretender adquirir esta versão portátil da Galeria 2, pode adquiri-lo na loja online, mediante as condições de entrega, lá mencionadas.

Novo aparelho portátil multi-teste de medição de componentes eletrónicos:

Tal como tinha sido prometido, já se encontra disponível na loja online, a nova versão portátil, que veio substituir a da Galeria 3. Esta nova versão, embora um pouco mais cara que a anterior, tem a capacidade de medir um grande número de componentes eletrónicos, com uma grande capacidade de precisão.

A seguir, na Galeria 4, pode visualizar algumas fotos. É sem dúvida,  um equipamento que faz a diferença na sua bancada.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

FONTE DIGITAL

Seguidamente temos um outro módulo correspondente a uma fonte digital capaz de debitar tensões até 63 Volts e correntes até 5 Amperes. (Figura 2). Também pode ser montada separadamente em caixa acrílica. Tem a particularidade de poder limitar tanto a tensão de saída como a corrente, permitindo efetuar primeiro os ajustes pretendidos e só depois, através do botão “Out” fechar ou abrir o circuito. Quando está em uso, o lcd mostra toda a informação do circuito com os valores da voltagem, corrente, potência, etc.

Figura 2:

SAM_1556_leg

 Legenda:

1 – Interruptor on/off.

2 – Ajuste para cima.

3 – Ajuste para baixo.

4 – Modo e ajuste lateral.

5 – Seleção de linha: Superior ou inferior.

6 – Enter/Out – on/off.

7 – Ajuste do valor selecionado ou mudança de função.

 

Especificações da fonte digital:

• Input DC 12V – 63V.

• Corrente até 5A.

• Alta resolução:10mV/10mA.

• Leds indicadores de saída.

• LCD 1602.

• Indicação de voltagem, corrente, carga, potência e tempo.

• Indicação sonora de tecla premida.

 

Conselhos técnicos e advertências.

– Depois de selecionar a tensão e corrente a debitar, pressione o botão 6 da Figura 2, para dar continuidade ao circuito.

– Da mesma forma, com o mesmo botão, interrompe o circuito ao pressioná-lo novamente.

 

FONTE SIMÉTRICA

Esta fonte simétrica, tal como a digital, tem a  mesma capacidade de debitar tensões e correntes. No entanto tem ainda a vantagem de debitar tensões positivas e negativas. Os valores dependem da potência do transformador. Esta fonte está integrada numa placa de circuito impresso que, para além desta fonte, contém a retificação, reguladores dos equipamentos, circuito de teste dos condensadores e distribuição de todos os elementos da fonte. Figura 3. Dispõe  de potenciómetros independentes para ajustar a tensão positiva e negativa. O consumo da tensão positiva pode ser observado no display n.º 2, que apresenta o valor da corrente em amperes.

Figura 3:

SAM_1557_legenda

Legenda:

1 – Indicador de tensão negativa, U-

2 – Amperímetro, indicador de saída de corrente da tensão positiva, U+

3 – Indicador de tensão positiva, U+

4 – Potenciómetro de ajuste da tensão negativa, U-

5 – Alvéolo de saída de tensão negativa, U-

6 – Alvéolo do negativo da fonte, COM

7 – Alvéolo de saída de tensão positiva, U+

8 – Potenciómetro de ajuste da tensão positiva, U+

 

Especificações da fonte simétrica:

• Tensão de 1,2 a 30V simétricos.

• Corrente positiva até 5A.

• Corrente negativa até 3A.

 

VOLTÍMETRO DC/AMPERÍMETRO DC

Esta fonte multifunções contém ainda um elemento de teste indispensável e muito útil, para medição de componentes. Devido a um sistema incorporado de isolação de power, tanto pode medir tensões e correntes externas como da própria fonte sem danificar os equipamentos de medida. Figura 4. Podem ser utilizados para medições de voltagem e corrente contínua.

Figura 4:

SAM_1558

Com este voltímetro pode efetuar medições precisas de voltagens DC até 100V. Com o amperímetro pode também efectuar medições de corrente DC até 5A.

Especificações:

• Voltímetro DC, desde tensões negativas até 100V.

• Amperímetro DC, correntes até 5A.

Conselhos técnicos e advertências:

– O terminal negativo do voltímetro é o alvéolo de cor preta, sendo o alvéolo de cor vermelha destinado ao positivo.

– No amperímetro, o negativo liga também no alvéolo do lado esquerdo. Pode ligar nele diretamente. (Na figura 4, é de cor vermelha mas, em futuras montagens, será de cor preta). No alvéolo do lado direito liga o positivo, DEPOIS DE PASSAR PELA CARGA. A Figura 5 mostra a ligação correta para este amperímetro, uma vez que a placa distribuidora da fonte, já dispõe de módulo isolador de power.

Figura 5

bluelcd

 

VÍDEO DE DEMONSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DA FONTE

Vídeo de demonstração:

 

Após este tutorial, ficou a conhecer em pormenor, toda a estrutura da fonte, os vários módulos que podem ser montados em conjunto ou em separado e seu funcionamento.

De seguida pode visualizar as várias opções de montagem com os preços possíveis. De salientar que esta fonte incorpora materiais de grande fiabilidade e precisão, quer a nível de placas, quer na estrutura. A sua montagem só é possível com muitas horas de trabalho e técnica. A fonte é montada apenas por encomenda e pode demorar até um mês a ser entregue. Qualquer esclarecimento, não hesite em contactar através da página “Contacto“, ou via chat quando online.

TIPOS DE MONTAGEM E PREÇO – EM ACRÍLICO

1 – Módulo de capacitância/indutância (agora com módulo multi-teste como o da Galeria 4), com circuito de teste de condensadores em caixa acrílica, com alimentação a pilhas sem transformador de 5V. (Figura 1) —— 70,00€

2 – Módulo de capacitância/indutância (multi-teste) com circuito de teste de condensadores em caixa acrílica, com alimentação a pilhas com transformador de 5V. (Figura 1) —— 85,00€

3 – Módulo da fonte digital (Figura 2), em caixa acrílica, com tudo o que necessita para o seu funcionamento —— 160,00€

4 – Módulo da fonte simétrica (Figura 3), em caixa acrílica com tudo —— 150,00€

5 – Módulo do Voltímetro / Amperímetro (Figura 4), em caixa acrílica com alimentação a pilhas —— 40,00€. Com alimentação também por transformador —— 45,00€

6 – A fonte de alimentação multifunções completa como na Galeria 1 —— 400,00€

 

CONJUGAÇÕES POSSÍVEIS E PREÇO – EM ACRÍLICO

Referente aos números da listagem anterior:

2 + 5 —————– 110,00€

1 + 3 —————– 225,00€

1 + 4 —————– 220,00€

3 + 4 —————– 270,00€

3 + 5 —————– 190,00€

4 + 5 —————– 170,00€

1 + 3 + 5 ———— 255,00€

1 + 4 + 5 ———— 255,00€

1 + 3 + 4 ———— 335,00€

FAÇA JÁ A SUA ENCOMENDA (com orçamento)

OBRIGADO PELA SUA PREFERÊNCIA

Topo

3 Responses to Electrónica

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Calendário
Julho 2017
S T Q Q S S D
« Abr    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Newsletter
Subscreva aqui a nossa newsletter, para ter acesso às nossas novidades. É grátis!
Registe apenas o seu email.